Pelo Nosso Meio Ambiente
Vamos beber água filtrada!
Nas áreas onde há disponibilidade de água potável de boa qualidade, comprar água engarrafada é uma sobrecarga desnecessária para o meio ambiente. A água é normalmente vendida em garrafas plásticas do tipo PET. O nível relativamente baixo de reciclagem do PET em materiais de qualidade inferior (down-cycling) reforça ainda mais esta afirmação. Devemos consumir água filtrada de boa qualidade, onde ela estiver disponível, e contribuir para minimizar a poluição.
Dados:
-
Em 2010, um cidadão europeu consumia em média 103,3 litros de água engarrafada, sendo que um esloveno consumia em média 53,7 litros e um cidadão alemão, 166,2 litros. Os maiores consumidores de água engarrafada na Europa eram os italianos – 182,2 litros. (http://www.voda.si/dokumenti/EFBW_report_2015.pdf)
-
Os cálculos da pegada de carbono da Flaska demonstram que um esloveno médio pode, se ele ou ela decidir consumir água filtrada em vez de água engarrafada, diminuir as emissões de CO2e relacionadas à água em 95%.
-
O esloveno médio que bebe água de torneira em vez de água engarrafada consegue evitar que, em um ano, 42 garrafas pláticas de um litro sejam jogadas fora em aterros sanitários e similares, ou evitar o consumo de 10,5 litros de petróleo bruto e de 126 litros de água, que seriam gastos na produção das garrafas plásticas.