A História da Flaska e dos Morangos
Comecei a cultivar morangos em 1993. Em 2003 ouvi falar de uma tecnologia que melhorava a estrutura da água e decidi testá-la imediatamente. Antes disso, eu passava muito tempo cuidando do solo (análises e melhoria com balanceamento), mas eu nunca havia pensado na água, embora os morangos sejam constituídos de 89% dela!
Diziam que a estruturação da água era um processo que transformava água comum em água com uma estrutura similiar à de água de nascente, e que por isso penetrava com mais facilidade e rapidez nas membranas celulares e oferecia nutrientes melhores para os organismos vivos.
"Vamos tentar", eu pensei.
Decidi irrigar metade de uma plantação com a chamada água estruturada e a outra metade com água comum. Registrei os resultrados a partir do primeiro dia. Por um mês e meio não havia diferenças visíveis e comecei a duvidar do processo todo.
Então chegou a hora da colheita e finalmente notei quanta diferença a água fazia! Os morangos irrigados com água estruturada eram, sem dúvida, mais firmes. As frutas duravam um dia a mais. A produtividade aumentou mais de 18% quando comparada com a parte irrigada com água comum e as plantas ficaram muito mais vigorosas e foram menos afetadas por doenças.
Os resultados foram incríveis! Ainda me lembro da empolgação que senti quando pensei sobre as possibilidades que esta tecnologia quase desconhecida tinha a oferecer. A água está em toda parte! Nos seis anos seguintes, testei e observei as influências da água estruturada nos morangos sob diferentes circunstâncias. Os resultados continuaram a me surpreender e eu estava cada vez mais convencido de que não se tratava de um mero efeito psicológico, mas de uma tecnologia real baseada em princípios da física. Passei de cético a defensor da tecnologia.
Em 2009 comecei um novo desafio: melhorar a água. Percebi que a água estruturada era relativamente desconhecida, embora sua tecnologia já existisse há pelos menos 80 anos. O austríaco Viktor Schauberger (1885-1958) foi o pioneiro desta tecnologia. Em busca de um produto adequado, a princípio não encontrei nada, mas após um ano e meio de buscas, finalmente encontrei: E assim nascia a Flaska!
Em novembro de 2009, fizemos um teste e como obtivemos excelentes resultados, começamos nossa produção em escala.
A Flaska entrou no mercado em 10 de março de 2010 e foi muito bem aceita pelos consumidores. Atualmente, mais de 100.000 clientes satisfeitos nos mostram que estamos no caminho certo. Me dá prazer fazer algo que melhora a vida das pessoas. E essa sensação é ainda melhor por saber que também ajudamos as pessoas a cuidar do meio ambiente.
Maks Vrečko
Equipe Flaska